Praça da Liberdade, Praça Sete de Setembro, Praça do Papa, entre outros. Dicas sobre melhores praças em Belo Horizonte - MG.
Praça da Liberdade
Mais do que um ponto de encontro dos mineiros, a Praça da Liberdade em Belo Horizonte - MG é um verdadeiro conjunto arquitetônico e complexo cultural da cidade.
A Praça da Liberdade em Belo Horizonte - MG é o ponto de partida para um dos maiores complexos arquitetônicos e paisagísticos do país. Localizada na região da Savassi na capital mineira, a Praça marca o encontro de 4 importantes avenidas da cidade e se destaca pela sua grandeza, imponência e beleza dos seus grandes jardins e prédios históricos. Aliás, ela é considerada uma das praças mais importantes de Belo Horizonte - MG.
A Praça da Liberdade começou a ser construída no final do século 19 para ser a nova sede do poder mineiro. Dessa forma, o projeto arquitetônico previa a construção de diversos prédios, que abrigassem as Secretarias do Estado e os Palácios do Governo - todos seguindo o estilo arquitetônico neoclássico. A Praça foi oficialmente inaugurada em 1898 e foi palco de importantes acontecimentos políticos que marcaram a história mineira. Ao longo da década de 40, 50 e 60, diversos prédios importantes da cidade foram incorporados ao complexo da Praça da Liberdade, como o Palácio Cristo Rei, o Edifício Niemeyer, a Biblioteca Pública e muito mais.
Os jardins da Praça da Liberdade, inspirados no Palácio de Versalhes na França, a Fonte Luminosa e o Coreto são detalhes que garantem a beleza e a grandiosidade da Praça da Liberdade. Não é à toa que todo o conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Liberdade foi tombado em 1977. Em 2010, foi inaugurada a Cidade Administrativa de Belo Horizonte - MG e a transferência oficial da sede do governo da Praça da Liberdade para a Região Norte da capital mineira. O que antes eram secretarias, tornaram-se centros culturais, museus e importantes salas de exposição. Dessa maneira, nasceu o Circuito Cultural da Praça da Liberdade - são mais de 20 instituições localizadas no entorno da Praça da Liberdade, que contam a história da cidade e formam um dos maiores complexos culturais do país.
Quem visita a Praça da Liberdade se surpreende com a beleza de seus jardins, mas também pode conhecer outros prédios importantes, como o Palácio da Liberdade, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Memorial Minas Gerais, o Centro de Arte Popular, o Museu Mineiro, o Edifício Niemeyer e muito mais. São tantas opções que nem sabemos por onde começar. Na dúvida, tire um dia todo para explorar os prédios históricos; ao final do dia, tome um belo café sob a sombra das palmeiras dos jardins da Praça da Liberdade e aproveite a visita!
Marco zero do centro da capital mineira, a Praça Sete de Setembro é a mais movimentada de Belo Horizonte - MG e abriga um importante monumento da cidade.
A Praça Sete de Setembro, também conhecida como Praça Sete, é a praça mais movimentada da cidade de Belo Horizonte - MG. E não é pra menos: ela está localizada entre o cruzamento das avenidas Afonso Pena e Amazonas, as mais importantes da capital mineira. A praça tem uma grande importância para a região por ser um símbolo que representa o marco zero do centro do município, abrigando um dos monumentos mais importantes da cidade: o Obelisco.
Localizado bem no centro da Praça Sete, o Obelisco foi doado pela população da cidade vizinha de Betim aos habitantes da capital mineira, devido à comemoração do Centenário da Independência do Brasil. O monumento, mais conhecido pelos moradores como “Pirulito”, é feito de granito e é um dos símbolos dessa famosa praça.
Por estar ao redor de locais importantes para a história de Belo Horizonte, uma visita à Praça Sete de Setembro é uma oportunidade para conhecer outros pontos turísticos da cidade, como o Cine Teatro Brasil, o Banco da Lavoura e o prédio do Banco Mineiro da Produção, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Nas proximidades, você também encontrará bons restaurantes para provar um pouco da culinária da região. E são por todos esses motivos que a Praça Sete merece um lugarzinho especial no seu roteiro de viagem para Belo Horizonte!
Localizada a mais de 1000m de altitude e abençoada pelo Papa João Paulo II, a Praça do Papa proporciona uma vista incrível da cidade de Belo Horizonte - MG.
Localizada no bairro das Mangabeiras em Belo Horizonte - MG, a Praça do Papa é considerada um dos principais cartões-postais da cidade e é uma das mais conhecida da capital mineira. E não é só pelo fato dela ser literalmente "abençoada", a Praça do Papa se destaca por ser uma das áreas de lazer mais procuradas pelos turistas devido à sua beleza natural e uma paisagem de tirar o fôlego.
A Praça do Papa teve sua história alterada a partir do desembarque do Papa Pontífice João Paulo II ao local em 1980, momento muito marcante e histórico para todo o estado de Minas Gerais. Na época, mais de 2 milhões de pessoas estiveram presentes na região para saudar o Papa João Paulo II durante todo o seu trajeto pela capital, partindo do Aeroporto da Pampulha. Foi assim que a Praça Israel Pinheiro passou a ser conhecida como a Praça do Papa.
Localizada no ponto mais alto de Belo Horizonte, a Praça recebeu um monumento que se diferencia da paisagem interiorana da capital mineira; é o "Monumento à Paz", que foi inaugurado em 1983 após uma missa assistida por cerca de quatro mil pessoas.
A Praça do Papa tem uma das mais belas visões da capital mineira. Foi esta paisagem que levou o Papa a dizer: "vocês podem olhar as montanhas atrás e dizer belo horizonte. Vocês podem olhar a cidade à frente e dizer belo horizonte”. Seja pelo seu significado histórico e religioso ou pela bela vista que a Praça proporciona, vale a pena conhecer esse ponto turístico durante sua viagem para Belo Horizonte - MG.
Mais conhecida como Praça da Assembleia, a Praça Carlos Chagas está localizada no bairro Santo Agostinho em Belo Horizonte - MG. No centro da praça está a Igreja Nossa Senhora de Fátima, cercada por jardins projetados por Burle Marx. No local, há uma ampla área equipada com playground e pista para caminhada. Na praça fica também a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por isso ela é conhecida como Praça da Assembleia. Atualmente, conta com estátuas de três importantes figuras para o estado de Minas Gerais: Tancredo Neves, Ulysses Guimarães e Teotônio Vilela.
A Praça Raul Soares é uma das principais praças de Belo Horizonte. Construída em estilo francês, está situada na confluência de quatro importantes avenidas: Olegário Maciel, Augusto de Lima, Amazonas e Bias Fortes. A praça recebe esse nome em homenagem ao ex-presidente de Minas Gerais, Raul Soares de Moura.
Em 2008, passou por reformas de revitalização que foram aprovadas por meio do programa Orçamento Participativo da prefeitura e chegaram a custar 2 milhões e 600 mil reais. Foram instalados novos bancos, sistema de iluminação noturna, e reforma da fonte central, a qual passou a tocar música erudita em horários determinados.
Foram revitalizados os canteiros e os passeios, instalados novos bancos, bebedouros e fonte. O projeto visou a dar mais segurança e acessibilidade ao fluxo de pedestres. Para isso, foram feitas intervenções paisagísticas, na iluminação, nos passeios, além da despoluição visual. Árvores comprometidas foram substituídas, postes de iluminação foram redimensionados, bancas e lixeiras, além de publicidades, foram retiradas e adaptadas de acordo com o Código de Posturas. Os passeios receberam calçamento adequado para fácil acesso, principalmente de deficientes físicos e visuais.
A Praça Raul Soares é tombada pelo IEPHA e por isso não pode ser descaracterizada, apenas restaurada. Um curioso fato sobre a praça ocorre com quem vem de carro pela avenida Bias Fortes, na altura do número 1427. Ali se observa um estranho fenômeno, onde os carros que seguem pela avenida ao entrar na rotatória erram a sua faixa. Por isso ela é conhecida pelos belo-horizontinos como a rotatória do retardo.
A praça Duque de Caxias encontra-se no bairro de Santa Teresa, em Belo Horizonte. Inaugurada em 1937, denominava-se Praça de Santa Teresa. Recebeu a atual denominação em 1993. Localizada no cruzamento das ruas Marmóre, Estrela do Sul e Tenente Vitorino, é uma praça bem arborizada com muito lazer para toda a família. Ao seu redor encontram-se vários bares e restaurantes, sendo um ponto de encontro de vários boêmios da cidade de Belo Horizonte.
Surgiu nesta bairro o famoso grupo Clube da Esquina, que foi uma mistura mineira que renovou a música brasileira. Na década de 70 surgiram vários blocos caricatos que participavam do carnaval de rua de Belo Horizonte, dentre os mais famosos os blocos "Os Inocentes de Santa Teresa", "Galãs Mirins" e o "Satã e seus Asseclas" e, até os dias de hoje, os bares ainda guardam lembranças de algumas dessas manifestações culturais.
Na praça está localizada a igreja matriz da Paróquia de Santa Teresa e Santa Teresinha, que deu nome ao bairro.