A Semana Farroupilha é motivo de orgulho para a memória de muitos gaúchos. Ela ressalta o sentimento de pertencimento à 'República Rio-Grandense' e faz vibrar no peito a tradição e os costumes desse povo tão característico no sul do Brasil
20 de setembro, conhecido como o Dia do Gaúcho, é feriado no Estado do Rio Grande do Sul. A data recorda o dia em que teve início a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, que teve em 1835. Para o Brasil, marca a revolta civil mais longa da sua história, que durou cerca de 10 anos e teve como cenário o Rio Grande do Sul. Assim, o Dia do Gaúcho consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha. A data ganhou maior destaque e comemoração a partir do momento em que foi decretado feriado no Rio Grande do Sul em 18 de setembro de 1995.
A Semana Farroupilha é motivo de orgulho para a memória de muitos gaúchos. Ela ressalta o sentimento de pertencimento à 'República Rio-Grandense' e faz vibrar no peito a tradição e os costumes desse povo tão característico no sul do Brasil
A Semana Farroupilha é um evento festivo da Cultura gaúcha, que se comemora de 13 a 20 de setembro com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha.
O Dia do Gaúcho é um feriado estadual comemorado no dia 20 de setembro. A data marca o início da Revolução Farroupilha, um dos episódios históricos mais marcantes para a comunidade gaúcha.
Por meio da lei de número 4.850 de 11/12/1964, promulgada pela Assembleia Estadual do Rio Grande do Sul, oficializou-se a Ronda Gaúcha, que passou a ser chamada de Semana Farroupilha. Por isso, em 1996, o dia 20 de setembro, foi oficializado como Dia do Gaúcho.
Durante a semana farroupilha os gaúchos montam acampamentos e comemoram, tomando chimarrão e celebrando com desfiles, shows, as gaúchas usam vestidos rodados e os homens bombacha, lenço, guaiaca e chapéu. Embora muitos gaúchos andem pilchados o ano inteiro.
Feriados são dias comemorativos que celebram fatos significativos e históricos ou que demarcam a passagem do tempo. Essas datas são determinadas pelos governos e marcadas pela paralisação das atividades de trabalho, aulas ou comerciais. Os feriados são comemorados por motivos religiosos, étnicos, trabalhistas ou culturais e são datas ideais para planejar viagens ou fazer reservas de passagens.
Programar uma viagem no feriado só traz vantagens. Como a data já está definida, escolher o destino fica mais fácil por conta da estação do ano e da duração da viagem. Aí é só alegria: escolha seu destino, garanta sua passagem de ônibus Buser com mais economia e conforto, evite burocracias, reserve sua hospedagem e monte um roteiro de viagem com calma, adaptado para suas necessidades.
Os feriados têm origem na Antiguidade e no passado eram utilizados para adoração de divindades religiosas. Na época, as datas dos feriados eram marcadas por uma pausa nas atividades do dia para cerimônias de agradecimento. Até hoje os feriados proporcionam momentos de descanso e são as data mais procuradas para viagens; além de servirem para conscientizar e homenagear fatos históricos marcantes.
Os feriados são determinados por leis governamentais a nível federal, estadual, regional ou municipal. Porém, os feriados válidos em todo o país são os nacionais, decididos previamente. Nessas datas, a procura por viagens de ônibus aumenta; por isso, o ideal é planejar seu destino ideal e reservar um horário com antecedência.
Nos feriados obrigatórios, as atividades comerciais, escolares e de trabalho são suspensas. Já nos facultativos, as organizações têm a liberdade de acatar a dispensa ou não das atividades. O que determina a diferença entre os dois é a importância da data comemorada. É bom verificar quais serão os dias de dispensa do ano para reservar passagens e fazer aquela viagem que você está planejando.
Existem os feriados com data fixa e os móveis. Os feriados fixos são comemorados sempre na mesma data, como Natal, que sempre ocorre no dia 25 de dezembro. Já os móveis não ocorrem sempre no mesmo dia no calendário oficial, como o Carnaval. A procura por viagens aumenta nos feriados fixos e ninguém quer ficar sem passagem de ônibus, o importante é reservar sempre com antecedência.
Existem os feriados nacionais, estaduais, municipais, religiosos e escolares. Os feriados nacionais são regidos por leis federais; os estaduais correspondem à data magna do Estado e os municipais são locais, como o Aniversário da Cidade. Os religiosos mudam para cada cidade e incluem datas como Corpus Christi ou Padroeiro da Cidade e os escolares são determinados a nível estadual ou municipal.
Os feriados prolongados são aqueles que caem na segunda-feira ou sexta-feira; na maiorias das vezes, são emendados com os finais de semana. São datas perfeitas para programar viagens mais longas. No Brasil, os feriados prolongados são definidos previamente no calendário oficial do Governo todos os anos.
Os feriados são as datas mais procuradas pelos viajantes da Buser. Por isso, programe-se! A nossa dica é: reserve sua passagem de ônibus no feriado com pelo menos dois meses de antecedência, para garantir seu assento e viajar com todo o conforto e segurança. Feito isso, é só contar os dias para relaxar e curtir seu feriadão merecido!
Encontre sua próxima viagem de ônibus
Viagens de ônibus mais práticas, com preço justo e suporte 24h.
Inscreva-se e economize ainda mais com promoções exclusivas
Você receberá e-mails promocionais da Buser. Para mais informações, consulte os política de privacidade.