A cidade de Criciúma está situada no estado de Santa Catarina, conta com pouco mais de 100 mil habitantes e pertence à Mesorregião do Sul Catarinense. O município, que também faz parte da Microrregião de Criciúma, foi fundado no ano de 1880 e ostenta o título de cidade mais populosa do Sul Catarinense e de 5ª maior do estado de Santa Catarina. Criciúma é o principal município da Região Metropolitana Carbonífera e é também o 76º com melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil.
Destino popular entre os turistas que buscam sossego e conforto, Criciúma concentra algumas atrações para lazer como, por exemplo, a Mina de Visitação Octávio Fontana, o Shopping Nações, o Estádio Heriberto Hulse, a Catedral São José e a Praça do Congresso. A origem do nome “Criciúma” é indígena e é derivada do capim Cresciúma, que crescia às margens do Rio que dá nome à cidade. É possível encontrar em Criciúma também hospedagens confortáveis, com café da manhã e bom custo-benefício.
Conhecida como a “Capital Brasileira do Carvão”, Criciúma é também responsável por 90% da produção nacional de copos, pratos e bandejas de plástico e está entre os 35 municípios mais antigos do estado. A cidade teve, inclusive, participação importante na Primeira Guerra Mundial, quando a Europa precisou importar o carvão da América, que tornou-se uma das principais fornecedoras da matéria prima durante as guerras.
Se você está planejando adquirir uma passagem para viajar para a cidade de Criciúma, não pode deixar de inserir a Praça Nereu Ramos, o Blend Bryggeri, o Museu de Zoologia Profª Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc, o Shopping Pórtico e o Teatro Municipal Elias Angeloni, no seu roteiro. Dentre os restaurantes mais famosos da cidade estão o Restaurante II Camino do Fefê, o Basilicata, a Fábrica de Costela, o Restaurante La Máfia e o Maderu Sushi. E aí, já fez as suas malas?
Leia mais