O município de Apucarana é nacionalmente conhecido como a "Capital Nacional do Boné". Isso mesmo! A cidade abriga a maior concentração de fábricas de bonés do Brasil, o que garante empregos para a cidade e região. Apucarana está situada a 366 km da capital Curitiba e em uma localização estratégica, em uma espécie de corredor comercial e ponto de apoio para os países do Mercosul.
O destaque da economia da cidade fica realmente com a produção de bonés, que é responsável pela geração de aproximadamente 10 mil empregos, diretos e indiretos. Em apenas um mês, são confeccionados aproximadamente 2 milhões de bonés em Apucarana, consolidando a cidade como responsável por 80% da produção nacional do acessório. A cidade ganhou até o Monumento ao Boné, devido sua importância para a cidade.
Apucarana conta com mais de 130 mil habitantes e é uma das três mais importantes cidades em desenvolvimento no norte do estado paranaense. A cidade foi criada no auge do ciclo cafeeiro na região e até hoje tem sua história contada em vários edifícios das ruas de Apucarana. Uma curiosidade sobre a origem do nome da cidade é que significa floresta imensa.
Não é para menos, a cidade possui diversos atrativos naturais que proporcionam contato com a natureza por toda a Apucarana. O mais famoso deles é o Lago Jaboti, que está a apenas 3 km do centro da cidade e compreende uma área que une preservação do meio ambiente e lazer para todas as idades.
O Parque da Raposa também é um lugar que merece sua visita! Trata-se de uma reserva florestal com dois lagos; o da Colônia Mineira, contornado por trilhas incríveis, e o das Araucárias, que abriga cerca de duas mil árvores-símbolo do Paraná. Para quem gosta de natureza, Apucarana tem ainda o Parque Ecológico Santo Expedito, que possui o projeto "Caminho das Águas: Circuito da Fé", que visa unir religiosidade e meio ambiente de maneira harmônica.
E por falar em fé: é em Apucarana que foi construído o primeiro e único Igreja Santuário de São José no País. O templo, instalado oficialmente em 2001, tem atraído milhares de fiéis todos os anos.
Apucarana também é conhecida pela Festa da Cerejeira, realizada anualmente, graças à colônia japonesa que por lá se instalou. O evento marca a floração de cerejeiras, que espalham-se pelas ruas e praças da cidade, dando um colorido especial aos meses de inverno. Além da beleza natural das cerejeiras da cidade, os visitantes também podem ver na festa danças típicas e de grupos de taikô (tambores), exposição de bonsais e oficinas de origami.
Leia mais