Centro Cultural Banco do Brasil - BH

Inaugurado em 2013, o Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte - MG tem capacidade para até 300 pessoas em exposições e outras mostras interativas.

Vista para o Centro Cultural Banco do Brasil em Belo Horizonte - MG.
Vista para o Centro Cultural Banco do Brasil em Belo Horizonte - MG.

O Centro Cultural Banco do Brasil - BH, conhecido como CCBB BH, é a quarta unidade aberta pela instituição bancária a fim de incentivar a arte e a cultura no país. Localizada em uma área privilegiada de Belo Horizonte - MG, próximo à Praça da Liberdade, o local se tornou cartão-postal da capital mineira e tem atraído milhares de turistas todos os anos. 

As atividades do Centro Cultural Banco do Brasil - BH foram iniciadas em 2013. Todavia, os prédios que abrigam as exposições e demais eventos são bastante antigos na região, existindo desde a década de 1920. O estilo neoclássico da estrutura é uma característica que faz parte não só da sede em Belo Horizonte - MG, mas também das unidades nos outros estados.

Com aproximadamente 1.200 m² e capacidade para até 300 pessoas, o CCBB BH recebe mostras interativas, exposições, debates, conferências, palestras, entre outras atividades culturais. Lá você também encontra lanchonetes para se alimentar e lojas que vendem itens como livros, camisetes, etc. 

Se você estiver de passagem pela capital mineira, vale a pena conhecer o Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte - MG! Aproveite também para dar um pulo na Praça da Liberdade, outro cartão-postal da cidade, que fica logo nas proximidades.

Ver rotas de ônibus para Centro Cultural Banco do Brasil - BH

Palácio das Artes

Projetado por Oscar Niemeyer, o Palácio das Artes é o maior centro de produção artística de Belo Horizonte - MG e um dos mais importantes da América Latina.

Palácio das Artes de Belo Horizonte - MG foi projetado por Oscar Niemeyer.
Palácio das Artes de Belo Horizonte - MG foi projetado por Oscar Niemeyer.

Localizado na capital mineira, o Palácio das Artes ocupa uma área de 18.000m² dentro do Parque Municipal Américo Renné Giannetti. Diretamente ligado à Fundação Clóvis Salgado, o complexo cultural dispõe dos mais modernos recursos cênicos e acústicos necessários para a realização de espetáculos de dança, concertos, palestras, lançamento de livros, exibição de filmes e eventos musicais. É considerado o maior centro de produção artística de Belo Horizonte e é um dos mais importantes da América Latina.

O Palácio das Artes passou por um longo período de obras que sempre eram interrompidas e retomadas. Tudo mudou quando em 1955, o arquiteto Hélio Ferreira Pinto ficou encarregado de redimensionar o projeto originalmente planejado por Oscar Niemeyer. Inaugurado em 1971, o Palácio das Artes está localizado em uma das principais avenidas de Belo Horizonte.

Por se tratar do maior centro de produção, formação e difusão cultural de Minas Gerais, nesse ambiente diverso convivem diariamente artistas de teatro, dança, música e artes visuais; além de diretores artísticos, cineastas, maestros, pesquisadores e estudantes de arte. Isso revela o caráter democrático da instituição, expressa na multiplicidade das manifestações artísticas realizadas no local. 

Dentro do Palácio das Artes os turistas podem visitar o Grande Teatro, a Grande Galeria, o Teatro João Ceschiatti, a Sala Arlinda Corrêa Lima, a Sala Genesco Murta e o Espaço Mari’Stella Tristão. É possível fazer o Passeio Niemeyer e ver de perto várias obras do arquiteto. Visitar o Cine Humberto Mauro, que promove mostras, festivais, lançamentos de filmes e seminários relacionados à produção cinematográfica mundial; e a Sala Juvenal Dias, que com sua refinada acústica está destinada à música de câmara, palestras, debates e seminários. Para finalizar o passeio, nada como conhecer o Café do Palácio das Artes e tomar um clássico cafezinho mineiro ou passear pelas estantes da Livraria Usina das Letras. Ao passar por Belo Horizonte, não perca a oportunidade de conhecer esse consagrado centro cultural!

Ver rotas de ônibus para Palácio das Artes

Casa do Baile

Parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, a Casa do Baile é um Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte - MG. A proposta deste centro é organizar, documentar e valorizar tanto os espaços construídos e simbólicos da cidade, como os objetos que se tornaram referência na vida cotidiana da sociedade. A Casa do Baile recebe exposições temporárias, divulga publicações e desenvolve seminários, encontros e eventos relacionados às áreas pertinentes ao local. Possui um salão de 255 m², auditório de 53 lugares com recursos multimídia, salas de apoio administrativo e ilha digital com os acervos documentais disponíveis para pesquisadores e para o público em geral.

Ver rotas de ônibus para Casa do Baile

Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura em Belo Horizonte - MG é considerada um dos principais centros culturais do Brasil, com exposições e atividades educativas.

Casa Fiat de Cultura é uma associação sem fins lucrativos mantida pelas empresas do Grupo Fiat. Criada em 2005 por Cledorvino Belini, conta com uma área expositiva de 1.400 metros quadrados, um auditório para 200 pessoas, uma área de convivência no piso superior e um espaço multiuso para atividades educativas. No total, são 3.650 metros quadrados de área. Inaugurou suas atividades em janeiro de 2006 com a exposição A Arte Italiana do MASP. Além de exposições de arte, desenvolve atividades educativas voltadas para crianças e jovens, concertos e recitais de música erudita e popular, além de sessões de cinema. Seminários e palestras no campo das artes e da filosofia também têm tido um grande espaço na instituição. Em março de 2011, foi anunciado que a Casa Fiat deixaria sua sede em Nova Lima para ocupar o prédio do antigo Palácio dos Despachos, compondo parte do Circuito Cultura Praça da Liberdade. Em junho de 2014, a nova sede da Casa Fiat de Cultura foi inaugurada em Belo Horizonte.

Ver rotas de ônibus para Casa Fiat de Cultura

Destinos mais procurados