Mercado Municipal de São Paulo, Mercado Central de Belo Horizonte, Mercado Público de Porto Alegre, entre outros. Dicas sobre melhores mercados no Brasil.
Mercado Municipal de São Paulo
Com anos de história e tradição, o Mercado Municipal de São Paulo - SP ou Mercadão é visita obrigatória entre os turistas que amam experiências gastronômicas.
Pensou em tradição e gastronomia na cidade de São Paulo, pensou em Mercadão! O Mercado Municipal de São Paulo, carinhosamente chamado de Mercadão, é parada obrigatória entre os turistas e, semanalmente, chega a receber até 50 mil visitantes. Fundado em 1933, o mercado público está localizado no meio do Centro Histórico da capital paulista e surpreende pela beleza e grandeza da sua arquitetura clássica. O prédio ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados, dividido em 290 boxes; e para manter o funcionamento e o bom atendimento, são mais de 1500 funcionários e 350 toneladas de alimentos por dia! Lá você encontra diversas opções do comércio gastronômico; desde quitandas, açougue, peixaria, empório até bares e restaurantes gourmet.
Além da grande diversidade na gastronomia, o Mercado de São Paulo surpreende por sua riqueza e beleza arquitetônica. O prédio começou a ser planejado em 1926 pelo arquiteto Francisco Ramos de Azevedo e foi projetado pelo engenheiro responsável por outras obras arquitetônicas de São Paulo, como o Teatro Municipal e a Pinacoteca. Inaugurado em janeiro de 1933, o Mercadão surpreende pelos detalhes, como os mais de 70 vitrais, executados por um artista alemão responsável pelos vitrais da Catedral da Sé e de mais 300 igrejas brasileiras.
E como não falar em Mercadão e não lembrar do famoso sanduíche de mortadela? A tradição ficou tão famosa que hoje o prato se tornou um ícone da gastronomia paulistana. A história conta que o sanduíche surgiu a partir de uma brincadeira feita por alguns funcionários do Bar do Mané - estabelecimento que existe até hoje no Mercadão. O recheio exagerado de mortadela no lanche de pão francês passou a agradar o público e hoje é um dos pratos mais procurados pelos turistas. Além do lanche de mortadela, recomenda-se experimentar o famoso pastel de bacalhau no Hoca Bar, tomar um café no Café Jardim Expresso e saborear as frutas exóticas da quitanda. Vale a pena fazer a visita quando estiver de viagem por São Paulo, você não vai se arrepender!
O melhor da cultura mineira está no Mercado Central de Belo Horizonte - MG, espaço que reúne comidas típicas, artesanato, bares e restaurantes tradicionais.
O antigo Mercado Municipal de Belo Horizonte - MG, conhecido hoje como Mercado Central, reúne em um único lugar comércio, lazer e cultura no centro da capital mineira. Considerado um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, e reconhecido mundialmente como o terceiro melhor mercado do mundo pela Revista TAM, ele chega a receber cerca de 30 mil visitantes por dia. Claro que não é à toa, já que a fama mineira da grande diversidade e qualidade de produtos artesanais é um atrativo para turistas vindos de todos os cantos do país.
O Mercado Central de Belo Horizonte foi inaugurado em 1929 com o objetivo de reunir em um único espaço todos os produtos necessários para o abastecimento dos habitantes. Nessa época, apenas duas feiras - a da Praça da Estação e a da Rodoviária - estavam incumbidas dessa missão. E foram justamente elas que se juntaram em uma área de 22 lotes, dando origem ao famoso centro comercial, hoje com cerca de 400 lojas. Reunindo todos os sabores mineiros, o local é ponto de visita obrigatório para quem aprecia uma boa comida típica.
O turista que caminha pelos corredores do Mercado Central de Belo Horizonte certamente fica impressionado com a diversidade de produtos e iguarias que são comercializados no espaço. Queijos, temperos, pimentas, carnes, cachaças, embutidos e tudo que remete aos sabores tradicionais da culinária mineira. Ô trem bão! Dentro do Mercado Central também estão restaurantes e botecos que investem em pratos como o torresmo, mexidão, tropeiro e a famosa porção de fígado acebolado com jiló no Bar da Lora.
E que tal tomar uma tradicional limonada, comer um croissant de chocolate na padaria Du Pain, um pão de queijo recheado com pernil na Comercial Sabiá, ou experimentar o prato Mineirinho Valente no restaurante Casa Cheia? Opções não faltam! E além das experiências gastronômicas, o Mercado Central possui lojinhas de artesanato pra você levar uma lembrança pra casa ou presentear alguém. Não perde essa não, uai! Que tal já programar a sua viagem para Belo Horizonte?
O Mercado Público Central de Porto Alegre é um prédio histórico da cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. O Mercado Público Central tem como limites o Largo Glênio Peres, a Avenida Borges de Medeiros, a Avenida Júlio de Castilhos e a Praça Pereira Parobé, no centro histórico da cidade. Fica ao lado do prédio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e de frente para o Chalé da Praça XV.
O Mercado Público Municipal de Florianópolis - SC é um centro de comércio e um edifício público histórico de Florianópolis, considerado um importante ponto de encontro e lazer da cidade para moradores e turistas. O prédio é composto por duas alas, separadas por um vão central. No local são comercializados diversos produtos, principalmente peças de vestuário, alimentos e artesanatos.
O Mercado Municipal de Curitiba é um tradicional mercado público da capital do estado brasileiro do Paraná. Com ampla variedade, ali são comercializados desde carnes e peixes a picolés asiáticos, porém, seus principais itens são frutas, produtos orgânicos, além de doces, chocolates, presentes e artesanato. Sua praça de alimentação conta com vários restaurantes, que servem desde comidas típicas brasileiras a alimentos de preparação asiática.
O Mercado Central de Fortaleza - CE é um mercado especializado em produtos artesanais cearenses localizado no centro da cidade, ao lado da Catedral de Fortaleza e da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Abriga 553 boxes, distribuídos em 5 pavimentos, sendo um deles destinado para estacionamento, compreendendo um total de 9.690,75 metros quadrados de área construída. Os visitantes podem encontrar nas lojas artigos em couro (sandálias, sapatos, chapéus, bolsas e malas), rendas e bordados em roupas e em peças de cama, mesa e banho, camisetas, bijuterias, joias em ouro, artigos para decoração, entre outros itens.
O Mercado Modelo é um mercado de artesanato de Salvador - BA situado no bairro do Comércio, uma das zonas comerciais mais antigas e tradicionais da cidade, sendo uma importante atração turística da região. Diante da baía de Todos-os-Santos, é vizinho do Elevador Lacerda e do Centro Histórico, que inclui o Pelourinho. Em arquitetura de estilo neoclássico, a edificação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Com 8.410 metros quadrados e dois pavimentos, o Mercado Modelo em Salvador abriga 266 lojas que oferecem a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia, contando com dois dos mais tradicionais restaurantes de culinária baiana, o Maria de São Pedro, com 80 anos de existência, e o Camafeu de Oxóssi.