O Parque Ecológico da Pampulha, cujo nome oficial é Parque Ecológico Francisco Lins do Rêgo, é fruto de uma importante história de recuperação ambiental e patrimonial na capital mineira. Localizado na região da Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte - MG, o Parque se caracteriza por sua grande extensão de área verde - são cerca de 300 mil m² utilizados para o lazer e recreação dos mineiros e turistas. O Bosque do Parque da Pampulha traz um contato direto com a natureza e garante a união de representantes importantes dos biomas brasileiros, como o Cerrado, Mata Atlântica e Floresta Amazônica. Além disso, o Parque é muito procurado para a prática de esportes, caminhadas, andar de bicicleta e é muito comum encontrar pessoas soltando pipa ou praticando slackline - esporte de equilíbrio sob uma fita de nylon, muito comum entre os jovens.
Inaugurado em 2004, o Parque da Pampulha foi construído na região conhecida como Ilha da Ressaca - era formada por sedimentos que foram retirados da Lagoa da Pampulha ao longo dos anos devido ao processo de assoreamento. A retirada desses assoreamentos deu origem ao Parque Ecológico da Pampulha, que levou cerca de 10 anos para se estabilizar e ser dominado pela fauna e flora locais. O Parque da Pampulha foi idealizado pelo arquiteto Gustavo Penna e hoje é administrado pela Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte - MG.
O Parque da Pampulha oferece diversas áreas interessantes para lazer como o Bosque, uma área arborizada onde é muito comum a prática de piqueniques; a Esplanada, onde muitos aproveitam para soltar pipas e é o local que acontecem eventos no Parque; o Coreto, que costuma receber apresentações culturais da cidade e o Slackparque, point para os praticantes de slackline.
Além disso, no Parque da Pampulha está localizado o Memorial da Imigração Japonesa, atração turística inaugurada em 2009, ano que marcou o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Outro monumento importante localizado no Parque da Pampulha é o Memorial Francisco Lins do Rêgo, que homenageia um famoso promotor de Minas Gerais e que dá nome ao Parque. Vale a pena reservar um tempo para conhecer o Parque da Pampulha durante sua viagem a Belo Horizonte - MG.