Parque Lage

Aos pés do Morro do Corcovado, o Parque Lage é um lugar que atrai turistas no Rio de Janeiro - RJ e surpreende com 52 hectares de áreas verdes cheias de arte.

Palácio do Parque Lage com o Corcovado e o Cristo Redentor ao fundo no Rio de Janeiro - RJ.
Palácio do Parque Lage com o Corcovado e o Cristo Redentor ao fundo no Rio de Janeiro - RJ.

O Parque Henrique Lage, mais conhecido como Parque Lage, se tornou um dos points mais visitados entre os turistas que viajam para o Rio de Janeiro - RJ. Localizado aos pés do Morro do Corcovado, o parque é considerado um Patrimônio Histórico e Cultural da capital fluminense.

Com um requinte natural e uma arquitetura neoclássica, quem visita o Parque Lage se impressiona com a vista de suas palmeiras imperiais, seus jardins inspirados pelos modelos tradicionais da Europa e o seu conjunto arquitetônico. Seus jardins integram o Parque Nacional da Tijuca e são exemplares vivos de Mata Atlântica. O parque é tão famoso que já foi até palco para cenas de clipes internacionais! Além de toda a natureza, o local abriga o Instituto de Belas Artes desde 1966, conhecido hoje como Escola de Artes Visuais, oferecendo diversos cursos e exposições.

Quem visita o Parque Lage também se surpreende com atrações como o aquário, parque infantil, área de piquenique, a cavalariça, o castelinho, o palacete e a gruta. Opção de lazer é que não falta: dá para fazer um piquenique no Recanto dos Namorados, caminhar na beira da Lagoa dos Patos, fazer uma trilha em direção ao Corcovado, ou então saborear uma bela refeição ou um café à beira da piscina no Bistrô Plage Café, que rende fotos famosas nas redes sociais.

Com áreas verdes, trilhas e vistas privilegiadas, o Parque Lage é a opção perfeita para quem procura passeios que unem lazer e natureza. Na sua próxima viagem ao Rio de Janeiro, que tal reservar um tempinho para passear por lá?

Ver rotas de ônibus para Parque Lage

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

A história do Jardim Botânico do Rio de Janeiro - RJ começou na época da Corte Portuguesa no país e hoje é uma das maiores áreas verdes da capital fluminense.

Portão do Jardim Botânico do Rio de Janeiro - RJ
Portão do Jardim Botânico do Rio de Janeiro - RJ

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é uma das maiores áreas verdes da capital fluminense e não é de hoje que é um dos pontos turísticos mais visitados de quem visita a Cidade Maravilhosa. Considerado o mais antigo Jardim Botânico em atividade da América Latina, sua fama vem lá da época da Família Real Portuguesa aqui no Brasil. O Jardim Botânico do Rio foi fundado em 1808, a partir da decisão do antigo príncipe regente português D. João, que tinha o desejo de instalar uma fábrica de pólvora e um jardim para aclimatação de espécies vegetais originárias de diversas partes do mundo.

De lá para cá, o Jardim Botânico do Rio só encantou diversos visitantes com suas grandes palmeiras imperiais. Dentre as diversas atrações existentes no Jardim Botânico, estão as cerca de 6500 espécies vegetais distribuídas em uma área de quase 54 hectares, em estufas ou ao ar livre. Além do mais, é possível observar aves e tirar fotos memoráveis com as estátuas de Eco, Narciso ou no Portal da Academia Belas-Artes.

Aliás, o que não falta são ambientes lindos para se conhecer no Jardim Botânico! O passeio pode ser feito a pé ou em carros elétricos que levam os turistas por entre os orquidários, bromeliários, o Lago Amazônico e o Jardim Japonês, que foi fundado em 1935 a partir de uma doação de 65 espécies típicas do Japão. E quando for dar uma pausa, nada melhor do que tomar um cafezinho no Café Botânica ou no Garden Café.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um daqueles pontos turísticos que combinam com qualquer tipo de visitante e é o passeio perfeito para quem quer visitar um lugar tranquilo, sem perder a oportunidade de conhecer culturas riquíssimas. Ideal para um passeio em família ou até mesmo para relaxar e ler um livro ouvindo o canto dos pássaros na beira de um lago.  Não deixe de conhecer o local na sua próxima viagem ao Rio de Janeiro!

Ver rotas de ônibus para Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Parque Madureira

O Parque Madureira é o terceiro maior parque público do Rio de Janeiro - RJ e tem a missão de garantir diversão, cultura e lazer na região da Zona Norte.

Vista do Parque Madureira, um dos maiores parques da cidade do Rio de Janeiro - RJ.
Vista do Parque Madureira, um dos maiores parques da cidade do Rio de Janeiro - RJ.

Localizado na zona norte da capital fluminense, o Parque Madureira no Rio de Janeiro é um espaço que oferece lazer e cultura ao ar livre. Com toda uma extensão que percorre oito bairros da Cidade Maravilhosa, o Parque Madureira é o terceiro maior parque público da capital fluminense, com uma área que percorre mais de 3 quilômetros.

Inaugurado em 2012, o Parque Madureira oferece diversas opções de lazer. Quem visita o Parque pode conhecer, por exemplo, a Arena Carioca, espaço dedicado a apresentações culturais, além de aproveitar as diversas atrações da Praça do Samba, que é um local estritamente voltado para atividades e apresentações de sambistas, além de ser palco para importantes escolas de samba brasileira, a Portela e Império Serrano. O Parque ainda contém uma atração especial para os dias intensos de calor do Rio, uma prainha artificial com fontes de água que fazem a diversão da criançada.

O Parque Madureira conta também com uma grande área dedicada à pratica de esportes, com pista de skate, quadras poliesportivas e ciclovia, ideais para quem gosta de praticar atividades físicas ao ar livre. Inclusive, uma curiosidade interessante é que o Parque foi todo construído de maneira sustentável e possui o selo de Alta Qualidade Ambiental. O Parque Madureira também é um ótimo local para crianças, porque conta com diversos playgrounds, além da possibilidade de realizar piqueniques e encontros com amigos. 

Se você está com viagem marcada ou planeja visitar o Rio de Janeiro no futuro, saiba que o Parque Madureira é uma excelente opção para seu roteiro turístico!


Ver rotas de ônibus para Parque Madureira

Quinta da Boa Vista

A Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro - RJ, que já foi residência da Família Real, hoje é um dos maiores e mais tradicionais parques urbanos em solo carioca.

Vista aérea da Quinta da Boa Vista, complexo paisagístico e turístico do Rio de Janeiro - RJ.
Vista aérea da Quinta da Boa Vista, complexo paisagístico e turístico do Rio de Janeiro - RJ.

Localizada na zona norte da cidade maravilhosa, a Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro - RJ é um dos maiores e mais tradicionais parques municipais da capital fluminense e possui diversas opções de lazer. Localizado no Bairro Imperial de São Cristóvão, a Quinta abriga pontos turísticos importantes para a história do Brasil, como é o caso do Museu Nacional e o Palácio de São Cristóvão. O nome “Quinta” se dá pela casa que fica em cima da colina e que oferece uma vista deslumbrante da Baía de Guanabara e de todo o parque.

A curiosidade é que a Quinta da Boa Vista foi o local escolhido pela família imperial de Portugal no ano de 1808. Foi no Palácio Imperial que D. Pedro I, D. Pedro II e suas famílias moraram até a Proclamação da República, em 1889. A Quinta da Boa Vista abriga o Museu Nacional de Arqueologia e Antropologia, prédio histórico com um acervo que conta a história do Brasil. No Museu, é possível visitar Luzia, o fóssil humano mais antigo já encontrado no Brasil e a coleção egípcia adquirida por D. Pedro I. 

A área verde e a vegetação abundante fazem da Quinta da Boa Vista um lugar esplêndido para visitar durante a sua estadia pela cidade carioca. Lá você também encontra o BioParque do Rio, que deixou de lado o conceito de zoológico tradicional e atualmente é um local de preservação ambiental, pesquisa e respeito aos animais. A Quinta também conta com seu próprio Templo e um lago com pedalinhos, barcos a remo e cascatas. O lugar abriga os jardins imperiais e estátuas de D. Pedro II - em comemoração ao centenário do imperador - e da Imperatriz Leopoldina, feita de bronze. Se você está pensando em ir ao Rio de Janeiro ou já está com a viagem marcada, coloque a Quinta da Boa Vista no seu roteiro de pontos turísticos.

Ver rotas de ônibus para Quinta da Boa Vista

Aterro do Flamengo

O complexo de lazer Aterro ou Parque do Flamengo, foi construído às margens da Baía de Guanabara e é considerado o maior parque urbano do Rio de Janeiro - RJ.

Vista aérea do Parque do Flamengo - Aterro no Rio de Janeiro - RJ.
Vista aérea do Parque do Flamengo - Aterro no Rio de Janeiro - RJ.

Localizado no Rio de Janeiro, o Aterro do Flamengo ou Parque do Flamengo é um dos maiores parques à beira-mar do mundo. Com uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados, o Aterro estende-se a partir do Aeroporto Santos Dumont até o início da Praia do Botafogo. O Parque foi inaugurado em 1965 e é o maior parque urbano da cidade do Rio de Janeiro.

Construído com o objetivo de articular e melhorar o tráfego entre as zonas sul, centro e norte, o Aterro do Flamengo é visto como uma solução urbana planejada pelo Departamento de Urbanismo da cidade do Rio de Janeiro, cujo arquiteto Affonso Eduardo Reidy teve um papel fundamental ao trazer a proposta de urbanização do aterro em 1961. Hoje, o Aterro do Flamengo é muito frequentado pelos cariocas e reúne grandes pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Dentre as opções de lazer localizadas no Aterro, destaca-se o projeto paisagístico do arquiteto Roberto Burle Marx, que é destinado à prática de atividades esportivas, com quadras de futebol, tênis, vôlei e basquete, além de contar com pistas de aeromodelismo e modelismo naval. Também pode ser visitado no parque o Museu Carmem Miranda, o Museu de Arte Moderna, a Marina da Glória e o Pavilhão Japonês, um prédio modernista inspirado na arquitetura japonesa e que atualmente é ocupado pela administração do parque. Há também um teatro de marionetes, um anfiteatro e um coreto. 

Também impressiona a natureza presente no espaço, composta por espécies nativas cuidadosamente selecionadas por Burle Marx. Toda essa riqueza vegetal acaba sendo um grande atrativo para as mais diversas espécies de aves, que oferecem aos visitantes um espetáculo sonoro. O banhista que quiser ir em direção à Praia do Flamengo pode realizar a travessia pelas passarelas e as pistas são fechadas aos domingos e feriados para uso exclusivo dos frequentadores do local. Seja para correr, jogar um futebol ou vôlei com os amigos, ver o mar ou simplesmente realizar a leitura de um livro sob a sombra fresca de uma árvore, o Aterro do Flamengo definitivamente deve estar presente no seu roteiro turístico durante a sua visita ao Rio de Janeiro.

Ver rotas de ônibus para Aterro do Flamengo

Campo de São Bento

O Parque Prefeito Ferraz, mais conhecido como Campo de São Bento, é uma das principais áreas de lazer de Niterói - RJ, com atrações para todos os públicos.

Deck de contemplação no Campo de São Bento em Niterói- RJ,
Deck de contemplação no Campo de São Bento em Niterói- RJ,

O Parque Prefeito Ferraz, mais conhecido como Campo de São Bento, é o maior jardim público da cidade de Niterói – RJ. Com mais de 36 mil m², o parque centenário está localizado na região considerada o coração da cidade, o bairro de Icaraí. Suas áreas verdes surpreendem os visitantes e não é à toa que o Campo de São Bento foi tombado como patrimônio histórico da cidade na década de 90.

O seu paisagismo foi inspirado no movimento do Romantismo Inglês e contou com o projeto do paisagista belga Arsène Puttemans em 1908 – é por isso que é possível encontrar em sua área diversos lagos artificiais com estátuas e fontes, coreto e áreas com formas livres e sinuosas. Um verdadeiro jardim do verão europeu na cidade fluminense. É por esse motivo que o Campo de São Bento já ganhou até o título de patrimônio belga no exterior.

Hoje, os visitantes podem curtir e aproveitar o ar puro das áreas verdes do Campo de São Bento, que oferece parquinho infantil, pistas para esportes, área para caminhada e aos finais de semana, abriga a famosa Feira de Artesanato de São Bento, que atrai visitantes e turistas. O Parque também cede espaço ao Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, que oferece exposições de artes plásticas e fotografia. Vale a pena incluir o Campo de São bento no roteiro de viagem para Niterói e sentir na pele a sensação de passear por verdadeiros jardins europeus, sem sair do Brasil!

Ver rotas de ônibus para Campo de São Bento

Parque Nacional da Tijuca

A Floresta Nacional da Tijuca é uma área de conservação que abriga pontos turísticos do Rio de Janeiro - RJ e surpreende com trilhas, picos e cachoeiras.

Vista panorâmica do Parque Nacional da Tijuca do Rio de Janeiro - RJ.
Vista panorâmica do Parque Nacional da Tijuca do Rio de Janeiro - RJ.

Localizado no centro da capital fluminense, o Parque Nacional da Tijuca no Rio de Janeiro - RJ é uma das áreas de preservação e conservação ambiental mais famosas do país. O Parque recebe por volta de 3 milhões de visitantes por ano, ganhando o posto de Parque mais visitado do Brasil. Também não é para menos; dentro da área do Parque da Tijuca, estão localizados alguns dos pontos turísticos mais famosos da capital fluminense, como o Cristo Redentor, Morro do Corcovado, Parque Lage, Pedra da Gávea e muito mais.

O Parque Nacional da Tijuca foi criado em 1961 após um decreto emitido pela Presidência da República. Porém, muito tempo antes, em 1861, D. Pedro II declarou as florestas das Paineiras e da Tijuca como “Florestas Protetoras”. Nesse período, começou o processo de reflorestamento do local, em 13 anos foram plantadas cerca de 100 mil árvores.  Uma curiosidade é que a Floresta da Tijuca - local onde está situado o Parque Nacional - é mais antiga do que o Parque Yellowstone nos Estados Unidos e é pioneira quando o assunto são áreas protegidas.

Aliás, diversidade é que não falta no Parque da Tijuca! Em sua área, encontram-se mais de 200 espécies diferentes de aves e 63 tipos de mamíferos. O Parque é dividido por setores de visitação: o Setor Floresta, Serra da Carioca e Pedra Bonita. No primeiro, fica a Floresta da Tijuca, com infinitas opções de picos, trilhas e a maior trilha urbana do Brasil, a Transcarioca. Já no Setor Serra da Carioca estão os maiores pontos turísticos que proporcionam vistas incríveis da cidade do Rio de Janeiro, como o Morro do Corcovado, Cristo Redentor, a Vista Chinesa, o Mirante Dona Marta, o Parque Lage e muito mais. E no Setor Pedra Bonita, são inúmeras as opções voltadas para esportes radicais, como escalada, rapel, voo livre de asa delta em uma das rampas mais famosas do mundo na Pedra Bonita e a Pedra da Gávea, com mais de 800m de altitude.

No Parque Nacional, os turistas desfrutam de diversas opções de lazer, que vai de cachoeiras e trilhas até esportes como ciclismo e skate. O local está cercado de natureza e é o equilíbrio perfeito para quem gosta de aventura com uma bela paisagem ao fundo. Se você está com viagem marcada para o Rio de Janeiro - RJ, o Parque Nacional da Tijuca deve estar no seu roteiro turístico! Bora lá?!

Ver rotas de ônibus para Parque Nacional da Tijuca

Parque das Ruínas

O Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas ou Parque das Ruínas é um parque público e um centro cultural localizado no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro - RJ. O parque possui sala de exposições, auditório para 100 pessoas, um palco de 88 metros quadrados e cafeteria. Nas áreas ao ar livre, há shows e outras programações especiais. Além de oferecer uma programação cultural variada, o Parque das Ruínas é um mirante da cidade do Rio de Janeiro. De lá, é possível ver o centro da cidade, o Pão de Açúcar, parte da orla e os Arcos da Lapa.

Ver rotas de ônibus para Parque das Ruínas

Destinos mais procurados