Localizada na zona norte da cidade maravilhosa, a Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro - RJ é um dos maiores e mais tradicionais parques municipais da capital fluminense e possui diversas opções de lazer. Localizado no Bairro Imperial de São Cristóvão, a Quinta abriga pontos turísticos importantes para a história do Brasil, como é o caso do Museu Nacional e o Palácio de São Cristóvão. O nome “Quinta” se dá pela casa que fica em cima da colina e que oferece uma vista deslumbrante da Baía de Guanabara e de todo o parque.
A curiosidade é que a Quinta da Boa Vista foi o local escolhido pela família imperial de Portugal no ano de 1808. Foi no Palácio Imperial que D. Pedro I, D. Pedro II e suas famílias moraram até a Proclamação da República, em 1889. A Quinta da Boa Vista abriga o Museu Nacional de Arqueologia e Antropologia, prédio histórico com um acervo que conta a história do Brasil. No Museu, é possível visitar Luzia, o fóssil humano mais antigo já encontrado no Brasil e a coleção egípcia adquirida por D. Pedro I.
A área verde e a vegetação abundante fazem da Quinta da Boa Vista um lugar esplêndido para visitar durante a sua estadia pela cidade carioca. Lá você também encontra o BioParque do Rio, que deixou de lado o conceito de zoológico tradicional e atualmente é um local de preservação ambiental, pesquisa e respeito aos animais. A Quinta também conta com seu próprio Templo e um lago com pedalinhos, barcos a remo e cascatas. O lugar abriga os jardins imperiais e estátuas de D. Pedro II - em comemoração ao centenário do imperador - e da Imperatriz Leopoldina, feita de bronze. Se você está pensando em ir ao Rio de Janeiro ou já está com a viagem marcada, coloque a Quinta da Boa Vista no seu roteiro de pontos turísticos.