Localizado no Rio de Janeiro, o Aterro do Flamengo ou Parque do Flamengo é um dos maiores parques à beira-mar do mundo. Com uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados, o Aterro estende-se a partir do Aeroporto Santos Dumont até o início da Praia do Botafogo. O Parque foi inaugurado em 1965 e é o maior parque urbano da cidade do Rio de Janeiro.
Construído com o objetivo de articular e melhorar o tráfego entre as zonas sul, centro e norte, o Aterro do Flamengo é visto como uma solução urbana planejada pelo Departamento de Urbanismo da cidade do Rio de Janeiro, cujo arquiteto Affonso Eduardo Reidy teve um papel fundamental ao trazer a proposta de urbanização do aterro em 1961. Hoje, o Aterro do Flamengo é muito frequentado pelos cariocas e reúne grandes pontos turísticos do Rio de Janeiro.
Dentre as opções de lazer localizadas no Aterro, destaca-se o projeto paisagístico do arquiteto Roberto Burle Marx, que é destinado à prática de atividades esportivas, com quadras de futebol, tênis, vôlei e basquete, além de contar com pistas de aeromodelismo e modelismo naval. Também pode ser visitado no parque o Museu Carmem Miranda, o Museu de Arte Moderna, a Marina da Glória e o Pavilhão Japonês, um prédio modernista inspirado na arquitetura japonesa e que atualmente é ocupado pela administração do parque. Há também um teatro de marionetes, um anfiteatro e um coreto.
Também impressiona a natureza presente no espaço, composta por espécies nativas cuidadosamente selecionadas por Burle Marx. Toda essa riqueza vegetal acaba sendo um grande atrativo para as mais diversas espécies de aves, que oferecem aos visitantes um espetáculo sonoro. O banhista que quiser ir em direção à Praia do Flamengo pode realizar a travessia pelas passarelas e as pistas são fechadas aos domingos e feriados para uso exclusivo dos frequentadores do local. Seja para correr, jogar um futebol ou vôlei com os amigos, ver o mar ou simplesmente realizar a leitura de um livro sob a sombra fresca de uma árvore, o Aterro do Flamengo definitivamente deve estar presente no seu roteiro turístico durante a sua visita ao Rio de Janeiro.