Os Arcos da Lapa, também conhecidos como Aqueduto da Carioca, ficam localizados na região da Lapa, no Rio de Janeiro. Essa obra arquitetônica é considerada a maior que já foi desenvolvida durante o período colonial e hoje, é considerada um dos principais cartões-postais da capital fluminense. Com 42 arcos construídos em estilo romano, a obra chama a atenção dos turistas.
Sua construção teve início no século 18, com o intuito de levar água do Rio Carioca até a fonte do Largo da Carioca e ser distribuída para a fonte na Praça XV. A partir da metade do século 19, houve um avanço na rede de abastecimento da região e o Aqueduto acabou se tornando um local turístico do Rio de Janeiro. Nessa época também, surgiram os primeiros bondinhos nas ruas da cidade. Sendo assim, os Arcos da Lapa se conectaram ao sistema público de bondinhos, principal meio de transporte entre o Centro e o bairro de Santa Teresa. O famoso Bondinho Amarelo é um dos meios mais utilizados tanto para o transporte local quanto para o de turistas.
Os Arcos da Lapa estão localizados em uma das regiões mais boêmias do Rio; além de conhecer os famosos bares, andar no Bonde de Santa Teresa é uma excelente opção de passeio turístico. Na região da Lapa é possível aproveitar o melhor da vida noturna da região, que oferece rodas de samba, casas de shows e bares ou se preferir, é possível visitar outros pontos turísticos famosos do Rio de Janeiro, como a Escadaria Selarón. Com certeza você deve colocar a região da Lapa na sua rota pela cidade e claro, fazer um belo registro da sua viagem!