Situada na região central do Rio de Janeiro - RJ, a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, mais conhecida como Catedral Metropolitana do Rio, é uma das construções que mais impressionam os turistas que visitam a capital fluminense. Sua arquitetura inspirada nas pirâmides maias e seus vitrais coloridos cheios de simbolismo tornam a Catedral um dos prédios de maior destaque no Rio. A Catedral Metropolitana possui 75m de altura externa e 64m de altura interna, com uma estrutura diferente e moderna que os visitantes vão adorar conhecer.
A Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro foi inaugurada em 1676 e passou anos sem uma sede própria. Isso só ocorreu em 1979, quando houve a substituição da Igreja de Nossa Senhora do Carmo como Catedral da cidade. O projeto é do arquiteto Edgar de Oliveira da Fonseca e foi inspirado nas naves do Projeto Apollo e nas pirâmides maias. Os quatro vitrais da Catedral estão posicionados de acordo com os pontos cardinais, nas cores verde, azul, amarelo e vermelho. Também é possível observar nos vitrais amarelos o Bispo, o Papa e São Pedro, assim como os símbolos da paixão: lança, esponja, cravos, mortalha e cruz.
Para quem busca um lugar para celebrar casamentos, batizados ou celebrações religiosas, esse é um dos lugares mais recomendados do Rio de Janeiro. O local também conta com o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra do Rio de Janeiro, que abriu as portas para o público em 2001. Se estiver de viagem marcada para o Rio de Janeiro e gostar de fazer um turismo religioso, a Catedral Metropolitana com certeza deve fazer parte do seu roteiro turístico.