Localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, o Parque Estadual da Pedra Branca foi criado no ano de 1974 e é coberto por vegetação típica da Mata Atlântica. Não é para menos que o Parque, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro - RJ, é considerado umas das maiores florestas urbanas do mundo, com mais de 12.000 hectares de extensão e diversos pontos turísticos em sua enorme área. Aliás, é dentro do Parque da Pedra Branca que está localizado o ponto mais alto da cidade, o Pico da Pedra Branca, com aproximadamente 1.024m de altitude.
Hoje, o Parque se encontra sob a proteção da Fundação Instituto Estadual de Florestas (IEF). Além disso, existem pelo menos 220 espécies de aves, 38 de répteis, 12 de anfíbios e 79 de mamíferos, além de diversas espécies de peixes e invertebrados vivendo no Parque - inclusive, alguns ameaçados de extinção.
Para quem ama se jogar em aventuras cheias de adrenalina, o Parque Estadual da Pedra Branca é o local ideal, uma vez que ele dispõe de várias opções de trilhas e passeios ecológicos, como a trilha para a Pedra do Ponto, por exemplo. Outra atração imperdível dentro do Parque é a Pedra do Telégrafo, local muito conhecido onde os turistas tiram a famosa foto que dá a impressão de estar pendurado em um penhasco. Outros pontos turísticos indispensáveis no Parque são a Cachoeira do Camorim, a Cachoeira do Pau da Fome, a Pedra do Ponto a Pedra do Osso. O Parque abriga também algumas praias desertas, como a Praia do Perigoso, uma das mais visitadas do Parque.
Entre as trilhas mais famosas, a que leva ao ápice do Pico da Pedra Branca é a mais desafiadora e que atrai corajosos por aí! A subida, que possui aproximadamente 11km, pode levar mais de três horas de duração e deve ser feita com equipamentos de segurança ou com guias especializados. Deu um frio na barriga? Pra quem gosta de fazer longas caminhadas, explorar novas trilhas, curtir a natureza, conhecer um pouco mais da fauna local e de quebra, ter uma vista incrível, o Parque Estadual da Pedra Branca é o destino perfeito para sua viagem ao Rio de Janeiro.