Localizado na região da Cinelândia, no centro da cidade da capital fluminense, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro - RJ foi inaugurado em 14 de julho de 1909 e faz parte do conjunto arquitetônico das obras de reurbanização do município. Desde sua inauguração, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro exerce um relevante papel para a cultura carioca e recebe com frequência em seu palco importantes orquestras, artistas e companhias de dança. Não é à toa que o teatro é considerado um dos mais importantes do Brasil e da América Latina.
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro foi projetado a partir da união dos famosos arquitetos Francisco de Oliveira Passos e Albert Guilbert, que empataram no concurso que decidiu os arquitetos responsáveis por desenhar o novo teatro. Com um pouco mais de um século de história, o Theatro do Rio já recebeu apresentações de muitos nomes da cultura brasileira e internacional, como Heitor Villa-Lobos, Igor Stravinsky e Maria Callas. Até o ex-presidente americano, Barack Obama, já pisou nos palcos do Theatro do Rio de Janeiro durante visita ao Brasil, em 2011.
O desenho do Theatro Municipal do Rio de Janeiro teve como inspiração a Ópera de Paris na década de 30 e, atualmente, trata-se de uma das únicas instituições culturais brasileiras que mantêm em seu próprio corpo artístico uma Orquestra Sinfônica, uma Companhia de Ballet e um Coro Musical.
No Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além da possibilidade de realizar uma visita guiada e assistir a shows e apresentações, é possível apreciar obras de arte de grandes artistas que estão abrigadas no interior do Theatro, como pinturas de Eliseu Visconti e esculturas de Rodolfo Bernardelli. E para fechar o passeio com chave de ouro, o Salão Assyrio, que fica embaixo do Theatro e já foi palco para antigos bailes de máscara, abriga hoje o Restaurante Assyrio, que possui uma arquitetura única. Então, se você é do tipo que gosta de passeios culturais e tranquilos, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro é a escolha ideal.