A Igreja de Nossa Senhora da Candelária, também conhecida apenas como Igreja da Candelária, é um templo católico localizado no centro da cidade do Rio de Janeiro. Considerado um dos principais monumentos religiosos da região, a Igreja é conhecida por ser palco de casamentos realizados na cidade, devido a toda sua estrutura e beleza. Aliás, a Igreja da Candelária é considerada um patrimônio histórico, religioso e cultural da capital fluminense.
Inaugurada em 1898, a Igreja da Candelária é fruto de uma promessa de um casal de espanhóis, que foi surpreendido por uma tempestade marítima - a promessa dizia que eles construiriam uma igreja dedicada à Nossa Senhora de Candelária no primeiro porto que estivessem a salvo. A promessa foi cumprida e a capela foi erguida no Rio. Em 1775, deu-se início à construção de um grande templo no estilo barroco, que 123 anos depois, deu origem à famosa Igreja da Candelária.
A Igreja é conhecida nacionalmente devido a dois eventos que marcaram a história do Brasil. O primeiro deles foi o Comício da Candelária durante as manifestações do movimento das Diretas Já. O outro foi a Chacina da Candelária, um massacre que ocorreu nas proximidades da Igreja, gerando inclusive repercussão internacional.
Devido à beleza e grandeza do seu modelo arquitetônico neoclássico, da decoração interna e externa e da fachada, a Igreja de Nossa Senhora da Candelária é considerada uma das principais obras artísticas do século 18 no Brasil.
Para quem gosta de turismo religioso, a Igreja de Nossa Senhora da Candelária é uma opção incrível para quem está organizando um roteiro turístico pela Cidade Maravilhosa. Por isso, não se esqueça de adicionar uma visita à Igreja no seu próximo roteiro de viagem ao Rio de Janeiro.