Localizado no Parque do Flamengo, na zona sul da capital fluminense, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - RJ é uma das mais importantes instituições culturais do país. Ele possui uma das mais relevantes coleções de arte moderna e contemporânea da América Latina, com mais de 16 mil obras.
Conhecido também como MAM, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro foi fundado em 1948, por iniciativa de um grupo de empresários. A ideia da construção aconteceu devido ao contexto cultural e econômico que o país vivenciava no período de pós Segunda Guerra Mundial. O edifício foi construído em um terreno aterrado junto à Baía de Guanabara, doado pela prefeitura exclusivamente para a construção do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro na época. Hoje, o prédio do MAM é um ícone do modernismo no Brasil e possui jardins projetados por Burle Marx, um dos maiores paisagistas do mundo.
Entre instalações, esculturas, fotografias, pinturas e gravuras, o Museu é uma instituição de referência para a arte e para a cultura do Brasil e recebe diversas exposições itinerárias ao longo do ano. Sua atuação tem como objetivo o tripé arte-educação-cultura e para quem quiser ter uma experiência completa, existe a possibilidade de fazer uma visita guiada. Dentro do MAM, também fica a Cinemateca, que promove diversas mostras de filmes e obras cinematográficas brasileiras.
O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é a escolha certa para quem gosta de apreciar diversos tipos de intervenções artísticas e curte se aprofundar na cultura brasileira. Se estiver de viagem marcada para o Rio, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro deve fazer parte do seu roteiro turístico.