Localizada em meio à Mata Atlântica e dentro do Parque Nacional da Tijuca no Rio de Janeiro - RJ, a Pedra da Gávea é considerada a maior montanha à beira-mar do mundo. Além de ser um dos cartões-postais mais famosos da Cidade Maravilhosa, a Pedra da Gávea é muito procurada pelos aventureiros e trilheiros de plantão.
A Pedra da Gávea é um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro e proporciona uma vista muito disputada das paisagens cariocas. A Pedra possui 842m de altura e é considerada um monolito; ou seja, uma montanha de granito e gneisse, considerada uma das maiores localizada às margens de um oceano. O nome da montanha foi dado em 1501 pelo capitão Gaspar de Lemos durante uma expedição - aliás, a Pedra da Gávea sempre foi referência para navegadores e a partir de 1830, passou a ser alvo de expedições que exploravam o seu topo.
Para quem gosta de aventuras e trilhas, a Pedra da Gávea é a escolha ideal; aliás, ela é considerada uma referência na prática de montanhismo na capital fluminense. A trilha da Pedra da Gávea tem um certo grau de dificuldade, com duração aproximada de três horas e mais de 800m de percurso em desnível; é preciso ter preparo físico, equipamentos de segurança e uma certa experiência com caminhadas longas e técnicas de escalada.
Mesmo que você não possa subir até o topo, você pode admirar a Pedra da Gávea em diversos pontos da cidade ou então, curtir as diversas atrações do Parque da Tijuca, que conta com trilhas, cachoeiras e outras opções de esportes radicais. Se você vai pro Rio de Janeiro - RJ, a Pedra da Gávea, mesmo que de longe, é um lugar que você deve conhecer.