Localizado no bairro de São Cristóvão, no local da antiga residência da família real, o BioParque do Rio de Janeiro - RJ é um zoológico que ocupa uma área com cerca de 155 mil metros quadrados, comportando mais de mil animais de 140 espécies diferentes. O BioParque traz um novo conceito no Brasil e rompe com o antigo modelo de zoológico com grades e espaços pequenos, deixando de ter um caráter expositivo para trazer à tona os conceitos de educação, pesquisa e conservação.
A história do BioParque do Rio começa em 1870, com a visita do empresário João Batista Vianna a Paris. Impactado com o urbanismo da capital francesa da época, ele retornou ao Brasil e adquiriu da Princesa Isabel a antiga Fazenda dos Macacos, onde implantou um projeto de urbanização que resultaria na criação de um jardim zoológico, inaugurado em 1888. Sendo um grande apreciador de animais, João Batista Vianna tinha autorização do Império Português para importar e manter em sua residência diversas espécies. Dessa forma, foi criado o primeiro jardim zoológico moderno do país, que hoje une história, natureza, cultura e lazer.
Dentre os ambientes existentes no BioParque estão a Savana Africana, a ala dos Carnívoros, dos Asiáticos, a Imersão Tropical, a Vila dos Répteis, a Ilha dos Primatas, a Fazendinha, a ala dos Reis da Selva, o Cerrado e o Jardim Burle Max. Em cada espaço, você terá a oportunidade de ver diferentes tipos de animais, como macacos, hipopótamos, araras, elefantes e jacarés. Quando estiver pela capital carioca, esse com certeza é um passeio que vale a pena!